+
==Plataforma Urbanismo Biopolítico==
 +
'''Urbanismo Biopolítico''' é uma plataforma de trabalho coletivo e colaborativo (fanpage + crowdmap + wiki) que envolve um projeto de rastreamento do '''[[Urbanismo Neoliberal]]''' produzido pelo '''Estado Capital''' que tem como objetivo a expropriação do comum, mas é também uma plataforma que pretende cartografar o '''[[Urbanismo Biopotente]]''' das '''resistências''' urbanas em defesa do comum. A ideia é realizar pesquisas em rede através de encontros e workshops envolvendo as principais metrópoles ibero-americanas.
   −
=='''Plataforma Urbanismo Biopolítico'''==
  −
A plataforma de trabalho coletivo e colaborativo "Urbanismo Biopolítico" envolve um projeto de cartografia que conta com o trabalho em rede de diversos pesquisadores iberoamericanos interessados em mapear tanto os grandes projetos de Urbanismo Estratégico Neoliberal, quanto as ações de resistência positiva a estes grandes projetos coorporativos que denominamos aqui Urbanismo Tático Biopotentes.  A ideia é realizar diversos workshops e pesquisas envolvendo as principais regiões latinoamericanas, rastreando o urbanismo neoliberal produzido pelo Estado-capital e cartografando o urbanismo das resistências biopotentes.
  −
Além desta wiki, existem também um [https://urbanismobiopolitico.crowdmap.com mapa territorializado georreferenciado], um [http://urbanismobiopolitico.indlab.net/ blog] e uma [https://www.facebook.com/Urbanismo-Biopol%C3%ADtico-685579858253461/timeline/ fanpage].
     −
=='''O que é Urbanismo Biopolítico?'''==
+
<blockquote>Além desta wiki, existem também um [https://urbanismobiopolitico.crowdmap.com mapa territorializado georreferenciado], um [http://plataformaurbanismobiopolitico.indisciplinar.com/ blog] e uma [https://www.facebook.com/Urbanismo-Biopol%C3%ADtico-685579858253461/timeline/ fanpage].</blockquote>
   −
'''Urbanismo:'''
  −
Este termo deriva-se dos estudos do engenheiro catalão Ildefonso Cerdá, responsável pelo projeto de ampliação de Barcelona na década de 1850. Apesar de jamais ter usado o termo urbanismo, Cerdà cunhou o termo ''urbe'' para designar de modo geral os diferentes tipos de assentamento humano e o termo ''urbanização'' designando a ação sobre a urbe. Destes termos muito próximos surgirá o nome ''urbanismo'' no início do século XX. Cerdà publicou extensos estudos sobre as cidades de Barcelona e Madri, que versavam sobre os mais diversos aspectos da cidade indo desde questões técnicas (como a análise da rua e seus sistemas de infraestrutura) até questões teóricas e territoriais, (i.e.: como ligar as cidades em uma grande rede nacional?). Um compêndio expandido e revisado, a ''Teoria Geral da Urbanização'', publicado em 1867, resulta de seus estudos anteriores e é a publicação mais notória de Cerdà. <ref>https://pt.wikipedia.org/wiki/Urbanismo</ref> Porém, segundo alguns estudiosos, a palavra urbanismo parece ter sido cunhada no início do Século XX pelo arquiteto francês Alfred Agache.