Metodologia da Cartografia do Valor de Mercado

De Urbanismo Biopolítico
Ir para: navegação, pesquisa

Os mapas de valor dos terrenos doados pela Prefeitura de BH à PBH Ativos foram constituídos a partir da base fornecida digitalmente pela PRODABEL. Seus respectivos conteúdos são representações gráficas do valor venal dos 53 imóveis alienados à PBH Ativos S/A (segundo consta no Anexo Único da Lei 10.699/14) e do valor atual dos mesmos.


Lei.png


O valor atual trata do valor de mercado de cada referido bem, tendo sido calculado a partir da área dos terrenos, descrita no mesmo Anexo Único, e dos valores do m² dos bairros em que cada um se localiza(*), segundo o índice FIPE ZAP (disponível em http://www.zap.com.br/imoveis/fipe-zap-b/). O cálculo foi realizado com base no preço do m² de levantamento realizado em março de 2016.


Anexo.png


Zap.png


A partir de tais valores foram constituídos os dois primeiros mapas.


Mapa1.png



Mapa2.png


E a partir dos dados anteriormente descritos, foi realizado o cálculo percentual que o valor venal representa em comparação ao valor de mercado de cada respectivo logradouro, o que fomentou a elaboração do terceiro mapa.


Mapa3.png


(*) A pesquisa do preço do m² no Índice FIPE ZAP não obteve resultados para os bairros Jatobá, Jonas Veiga, das Laranjeiras e Serra Verde. Assim, para a construção do mapa, foram usados o valor do m² de bairros vizinhos. No caso do bairro Jatobá, foi usado o preço do m² do bairro Itaipu. Para o bairro Jonas Veiga, foi usado o preço do m² do bairro Saudade. Para o bairro das Laranjeiras, foi usado o preço do m² do bairro Jardim Europa. Para o bairro Serra Verde, foi usado o preço do m² do bairro Canaã.