Rio de Janeiro

De Urbanismo Biopolítico
Revisão de 13h02min de 20 de dezembro de 2015 por Bren10 (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

Manual PPP'S

Operação Urbana Porto Maravilha

"O Porto Maravilha foi concebido para a recuperação da infraestrutura urbana, dos transportes, do meio ambiente e dos patrimônios histórico e cultural da Região Portuária. No centro da reurbanização está a melhoria das condições habitacionais e a atração de novos moradores para a área de 5 milhões de metros quadrados(m²). A chegada de grandes empresas, os novos incentivos fiscais e a prestação de serviços públicos de qualidade estimulam o crescimento da população e da economia. Projeções de adensamento demográfico indicam salto dos atuais 32 mil para 100 mil habitantes até 2020 na região que engloba na íntegra os bairros do Santo Cristo, Gamboa, Saúde e trechos do Centro, Caju, Cidade Nova e São Cristóvão." (extraído de: http://www.rio.rj.gov.br/web/secpar/porto-maravilha)

  • Financiamento

Operação Urbana Consorciada (CEPACs) Incentivos fiscais nos primeiros anos da operação urbana

  • Gestão

Empresa de economia mista: Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP) Gestão.png

  • Obras

A Concessionária Porto Novo foi contratada via licitação para executar as obras e prestar serviços públicos municipais até 2026, na maior parceria público-privada do País. Dentre as obras contratadas estão a construção e renovação das redes de infraestrutura urbana (água, saneamento, drenagem, energia, iluminação pública, gás natural e telecomunicações), demolição dos 4.790 metros do Elevado da Perimetral e substituição do sistema viário atual por um novo conceito de mobilidade urbana que prevê a implantação de novas vias, com destaque para as vias Expressa e Binário do Porto, 17 Km em ciclovias e grandes áreas para pedestres.

  • Empreendimentos

Empreendimentos.png

- Museu do Amanhã: Museu do amanha.jpg Projeto: Calatrava Tempo:5 anos xxx: um operário morto Valor da obra: R$ 300 milhões

-