Página principal

De Urbanismo Biopolítico
Revisão de 08h47min de 7 de novembro de 2015 por Indisciplinado (discussão | contribs) (Sobre gentrificação)

Ir para: navegação, pesquisa

Plataforma Urbanismo Biopolítico

A plataforma de trabalho coletivo e colaborativo "Urbanismo Biopolítico" envolve um projeto de cartografia que conta com o trabalho em rede de diversos pesquisadores iberoamericanos interessados em mapear tanto os grandes projetos de Urbanismo Estratégico Neoliberal, quanto as ações de resistência positiva a estes grandes projetos coorporativos que denominamos aqui Urbanismo Tático Biopotentes. A ideia é realizar diversos workshops e pesquisas envolvendo as principais regiões latinoamericanas, rastreando o urbanismo neoliberal produzido pelo Estado-capital e cartografando o urbanismo das resistências biopotentes. Além desta wiki, existem também um mapa territorializado georreferenciado, um blog e uma fanpage.

O que é Urbanismo Biopolítico?

Urbanismo: Este termo deriva-se dos estudos do engenheiro catalão Ildefonso Cerdá, responsável pelo projeto de ampliação de Barcelona na década de 1850. Apesar de jamais ter usado o termo urbanismo, Cerdà cunhou o termo urbe para designar de modo geral os diferentes tipos de assentamento humano e o termo urbanização designando a ação sobre a urbe. Destes termos muito próximos surgirá o nome urbanismo no início do século XX. Cerdà publicou extensos estudos sobre as cidades de Barcelona e Madri, que versavam sobre os mais diversos aspectos da cidade indo desde questões técnicas (como a análise da rua e seus sistemas de infraestrutura) até questões teóricas e territoriais, (i.e.: como ligar as cidades em uma grande rede nacional?). Um compêndio expandido e revisado, a Teoria Geral da Urbanização, publicado em 1867, resulta de seus estudos anteriores e é a publicação mais notória de Cerdà. [1] Porém, segundo alguns estudiosos, a palavra urbanismo parece ter sido cunhada no início do Século XX pelo arquiteto francês Alfred Agache.

"Urbanismo é uma disciplina, e atividade técnica relacionadas com o estudo, regulação, controle e planejamento da cidade. Sua definição, porém, varia de acordo com a época e lugar. No entanto, costuma-se diferenciá-lo da simples ação urbanizadora por parte do homem, de forma a que o urbanismo esteja associado à ideia de que as cidades são objetos a serem estudados, mais do que simplesmente trabalhados. Também, entretanto, não é uma disciplina que se confunde com ramos de outras ciências mais amplas (como a geografia urbana ou a sociologia urbana e o planejamento urbano. O Urbanismo mostra-se, portanto, como uma ciência humana[citar referência bibliográfica], de caráter multidisciplinar, inserida no contexto de uma sociedade em processo de constante crescimento demográfico e respondendo a uma forte pressão de civilização e urbanidade, enfrentando suas demandas e problemas. Numa perspectiva simplista, o urbanismo é a ação de projetar e ordenar espaços construídos. No entanto, sob um ponto de vista amplo, o urbanismo pode ser entendido tanto como um conjunto de práticas e idéias. Portanto, apesar da matéria prima do urbanismo ser a arquitetura, o estudo do urbanismo dialoga com outras disciplinas tais como a ecologia, geologia, geografia e outras ciências." [2]

"Cumpre que em uma aglomeração haja o respeito e a tolerância mútuos, porquanto há um estreito contato de vizinhança. Certa polidez deve existir entre os habitantes, e isto é a urbanidade, vocábulo, aliás, muito antigo” [3]. Contudo, “a mesma polidez deve existir entre as coisas e a isto se chama urbanismo, o qual exige preceitos diversos: regulamentos de construção, de circulação e de higiene” (ibid.)" [4]


Biopolítica: Diversos autores trabalharam o conceito de biopolítica em momentos diferentes: Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari, Michael Hardt e Toni Negri, Peter Pal Pelbart.

  • Foucault adotava o termo para dizer das relações de poder nas quais eram estabelecidos modos de controle das vidas e das espécies através de processos biopolíticos adotados pelo Estado (lógico que junto dos mecanismos do capital) e que tinham o planejamento urbano e as políticas públicas para controle de populações como forma principal de exercício do poder.
  • Gilles Deleuze tratava deste conceito já compreendendo que não vivíamos apenas em uma sociedade na qual nossas vidas eram controladas disciplinarmente, mas, sim, através de controles requintados numa lógica de sociedade de controle (para além da disciplinar) produzindo desejos em constantes processos de subjetivação, na sua maioria super sutis e aparentemente dentro de uma lógica democrática.
  • Hardt e Negri adotam o conceito de biopolítica expandindo para um campo no qual tanto o poder sobre as vidas (biopoder) quanto a potência de vida se manifestam entendendo a biopolítica como o campo da disputa entre o Império (Estado-capital em rede global) e a multidão (conjunto de heterogeneidades contra-imperiais), portanto, tanto as políticas neoliberais quanto as resistências positivas estariam atuando no campo da biopolítica que é de disputa política pelo comum (tanto os commons materiais com a água e o ar quanto o comum imaterial próprio da produção criativa, coletiva e colaborativa).
  • Peter Pàl Pelbart vai diferenciar a biopolítica Imperial exercida para controlar as vidas via Estado-capital, da biopolítica das resistências multitudinárias adotando o conceito de biopotência.

Assim, adotamos aqui o termo biopolítica para falar de maneira geral das relações de poder e controle das vidas, e o termo biopotência para falar da potência da vida, das resistências positivas e do poder da multidão, que para autores como Hardt e Negri é um conceito que apresenta uma nova ontologia e um novo sujeito político contemporâneo, para ser mais preciso, multidão seria um conjunto heterogêneo de singularidades que se diferenciam tanto de povo (diretamente relacionado ao Estado e à nação) quanto de massa (conceito diretamente relacionado ao mercado e ao consumo em escala). [5]

Para fins de criar um método de trabalho que possa diferenciar os relatos sobre as intervenções urbanas em duas grandes categorias que consideramos antagônicas, uma própria do Estado-capital Imperial que seria o Urbanismo Neoliberal e outra que seria da ordem multitudinária que seria própria de um Urbanismo Biopotente, criamos as duas categorias definidas a seguir: Urbanismo Estratégico Neoliberal seria o urbanismo que: 1. é planejado pelo Estado-capital; 2. é ligado à ideia de cidade-empresa; 3. utiliza da lógica de gestão e governança neoliberais criando projetos via parcerias público-privadas (operações urbanas e outros instrumentos urbanísticos que associam Estado e mercado); 4. possui um discurso de participação cidadã apenas para legitimar processos verticais nos quais a sociedade participa, mas não decide; 5. adota características que financeirizam o espaço; 6. proporciona projetos e planos que atuam expropriando o comum (material ou imaterial) via controle espacial por parte do Estado-capital, via de regra gentrificando territórios. Urbanismo Tático Biopotente seria o urbanismo que: 1. agrega inteligência coletiva em processos colaborativos de intervenção espacial; 2. produz processos que se organizam horizontalidade de forma multitudinária (reunindo múltiplas pautas, agenciadas por sujeitos políticos diversos que possuem modos de fazer diferentes e que se interagem hibridando processos); 3. em geral atuam para garantir a gestão compartilhada entre as pessoas e desenvolvem mais autonomia aos cidadãos envolvidos, adotam o que podemos chamar de urbanismo p2p e botton-up; 4. configura quase sempre uma articulação em rede; 5. utiliza das tecnopolíticas (high e low tech) para comunicar e criar processos; 6. incentiva lógicas de participação-decisão; 7. é como micropolíticas e resistências positivas ao urbanismo neoliberal, resignificando o espaço público para espaço comum.

Capitalismo cognitivo, neoliberalismo e biopolítica na metrópole contemporânea

1. Trecho do projeto de Estágio Pós-doutoral da pesquisadora Natacha RENA: "As políticas públicas neoliberais, impostas pelo Estado-capital sobre o território urbano, configuram evidências claras de como a cidade vem se tornando um palco de disputa territorial. Se a fábrica configurava o campo de exploração do trabalho até os anos 70, atualmente o Estado-capital extrai a mais-valia em todo o espaço via empreendimentos rentistas. Em tempos de capitalismo cognitivo, no qual a tendência da produção cotidiana no mercado vem construindo redes de trabalho voltadas para setores criativos e sociais, as biopolíticas implementadas vão consolidando uma dinâmica de produção do espaço complexa e realizando processos de exclusão social em diversos níveis. Compreender estas as novas estratégias de políticas territoriais é fundamental para mapearmos os campos de luta mais importantes em nossos países e em nossas metrópoles. Compreender como estão imbricadas as estratégias de expansão capitalista pelo território utilizando a lógica do planejamento urbano via Parcerias Público Privadas e entender o papel da arquitetura como mola propulsora deste avanço corporativo por todo o espaço urbano, pode nos fornecer um leque de informação para o avanço do debate entorno de novos processos constituintes fundamentais para a consolidação da democracia real e para empoderamento cidadão no contexto da construção coletiva e autônoma das cidades. O que está claramente em disputa, a partir dos movimentos multitudinários detonados desde 1999 em Seatle, que insurgiram na Espanha em 2011 com o 15M e que ganharam força no Brasil a partir de junho de 2013, é, principalmente, o urbano. Urbano aqui entendido como um amplo platô que envolve as ações no espaço-tempo (públicos, privados, comuns) dissolvendo a noção dicotômica cidade x campo, rua x rede, casa x trabalho. Segundo Hardt e Negri, num texto intitulado Metrópoles (Livro: Commonwealth), a metrópole é para a multidão o que a fábrica era para a classe operária industrial, o que poderia nos induzir a pensar nas metrópoles como territórios conectados nos quais as ações biopolíticas e de controle dos corpos e das espécies se dão com maior intensidade. Ao mesmo tempo, poderíamos pensa-las como o lugar no qual a biopolítica das resistências primeiras são também potentes, possibilitando encontros que, apesar de todas as estratégias para evita-los, se dão com maior ênfase em processos constantes de contaminação. A metrópole, para Hardt & Negri,

“poderia ser considerada em primeiro lugar o esqueleto e a espinha dorsal da multidão, ou seja, o entorno urbano que sustenta sua atividade e o entorno social constitui um lugar e um potente repertório de habilidades no terreno dos afetos, das relações sociais, dos costumes, dos desejos, dos conhecimentos e dos circuitos culturais (...) a metrópole é a sede da produção biopolítica porque é o espaço do comum, das pessoas que vivem juntas, compartindo recursos, comunicando, intercambiando bens e ideias.” [6]

Mas sabemos que, a metrópole é também o lugar, por excelência, da expropriação deste comum produzido no encontro e na criação das novas formas de vida. Cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte são exemplos de cidades globais eleitas para sediar grandes eventos e para sofrer transformações territoriais via projetos urbanísticos neoliberais em grande escala, e têm se tornado, ao mesmo tempo, celeiro de lutas urbanas e de resistências radicais, conformando sujeitos insurgentes multitudinários que vêm se expandindo e contaminando, não somente os grupos políticos oficiais e não oficiais já existentes, mas trazendo pra dentro das lutas artistas, pensadores, professores universitários, grupos organizados e desorganizados das favelas, advogados. Também podemos observar que, em estágio avançado de expropriação do comum, cidades espanholas como Madrid e Barcelona, após longo período de expansão do urbanismo neoliberal e da edificação de inúmeros grandes projetos de infraestrutura, estradas, edifícios culturais, aeroportos, habitação em grande escala, hoje assistem ao abandono de diversos equipamentos públicos construídos como a ponta de parcerias público privadas que iriam reformular grandes áreas urbanas e endividar profundamente o país. Mas é neste estágio avançado do neoliberalismo urbano, que temos também grandes revoltas em massa, ocupas que se expandiram pelas metrópoles e até mesmo organizações sociais que se transformaram em partidos políticos para disputar o poder com o Estado-capital que provocou uma enorme crise econômica, política e social no país. É na metrópole que estes movimentos insurgentes se organizam, seja por novos modelos de representação político-social, seja por novos modos de constituição do espaço público. O 15M auxiliou na organização também de muitos coletivos de arquitetura e urbanismo e potencializou as ações tecnopolíticas em rede destes que atualmente estão envolvidos na construção de outros modos de pensar a cidade, modos multitudinários, mais colaborativos, mais horizontais, mais democráticos. O sistema capitalista global contemporâneo, que conecta indissociadamente Estados e empresas, pode ser também denominado de Império ou neoliberalismo. Diferente do capitalismo fordista, no qual a mais-valia era prioritariamente explorada via a força de trabalho nas fábricas, atualmente se dá via capital em expansão dirigindo a exploração para todo o território metropolitano, dentro e fora das fábricas. Além disto, o tempo do trabalho envolvido na produção do capitalismo industrial referia-se ao tempo da jornada oficial das leis trabalhistas. Atualmente, o tempo de expropriação do capitalismo pós-fordista, imperial, neoliberal, ocupa todo o tempo de nossas vidas. Além de vermos configurar (via Estado-capital) a construção de sujeitos dóceis (próprios da sociedade disciplinar em que o controle incidia – e ainda incide – diretamente sobre os corpos), estamos imersos em práticas de controle mais sutis e flexíveis, uma tomada da subjetividade que nos torna controlados biopoliticamente. Segundo David Harvey,

“o neoliberalismo é em primeiro lugar uma teoria das práticas político-econômicas que propõe que o bem-estar humano pode ser mais bem promovido liberando-se as liberdades e capacidades empreendedoras individuais no âmbito de uma estrutura institucional caracterizada por sólidos direitos à propriedade privada, livres mercados e livre comércio. O papel do estado é criar e preservar uma estrutura institucional apropriada a essas práticas; o Estado tem de garantir, por exemplo, a qualidade e a integridade do dinheiro (...) o neoliberalismo se tornou hegemônico como modalidade de discurso e passou a afetar tão amplamente os modos de pensamento que se incorporou às maneiras cotidianas de muitas pessoas interpretarem, viverem e compreenderem o mundo. O processo de neoliberalização, no entanto, envolveu muita destruição criativa, não somente dos antigos poderes e estruturas institucionais (chegando mesmo a abalar as formas tradicionais de soberania do Estado), mas também das divisões do trabalho, das relações sociais, da promoção do bem-estar social, das combinações de tecnologias, dos modos de vida e de pensamento, das atividades reprodutivas, das formas de ligação à terra e dos hábitos do coração.” [7]

Para pensarmos o urbanismo e a produção do espaço no sistema neoliberal imperial, é preciso estarmos atentos à tomada do Estado pelo capital, que agora atua de dentro dos processos políticos institucionais e por meio de mecanismos de gestão pública, gerando políticas e instrumentos urbanísticos que fazem parte, muitas vezes, como é o caso do Brasil, do próprio Estatuto da Cidade . Atualmente, um dos exemplos mais claros disto, é o instrumento denominado Operação Urbana Consorciada , uma espécie de Parceria Público Privada que determina as regras do jogo para o uso e a construção do espaço, gerando territórios determinados por manifestações de interesse do próprio mercado, conformando territórios pré-definidos para investimentos e projetos que gerem mais-valia para o Estado através de títulos . Visivelmente uma passagem das formas de exploração da mais-valia que se dava na fábrica em tempos de capitalismo fordista, e agora se dá no território urbano gerando lucro via renda, dentro da lógica do capitalismo financeiro pós-fordista ou rentista. Do ponto de vista urbanístico, estas políticas públicas se dão em diversos níveis e, mesmo quando não há o uso explícito destes instrumentos neoliberalizantes, a lógica das gestões das cidades contemporâneas, tanto no mundo quanto no Brasil, seja nos governos de esquerda, seja nos governos de direita, é a lógica da cidade-empresa, da especulação imobiliária, da gentrificação (enobrecimento e expulsão dos pobres que não conseguem viver mais nas áreas valorizadas), das políticas de revitalização (substituindo vidas pobres por vidas ricas e turismo), das intervenções utilizando equipamentos culturais (museus, bibliotecas, salas de música e afins), do planejamento estratégico que faz surgir novas centralidades urbanas para que o capital se expanda para novos territórios e possa fazer circular recursos dentro do sistema empreiteiras-bancos. Estas lógicas encabeçam o eixo da gentrificação de grandes regiões, principalmente nos centros das cidades que já detêm meios de transporte e serviços abundantes. E, perversamente, em muitos momentos, é utilizando o discurso da arte, da cultura, da melhoria do espaço, do embelezamento e da segurança que o Estado-capital com seu biopoder (poder sobre a vida) avança por toda a cidade expropriando os bens comuns já existentes ou em processo de formação. Segundo Pelbart (2011), o biopoder está ligado com a mudança fundamental na relação entre poder e vida. Na concepção de Foucault, o biopoder se interessa pela vida, pela produção, reprodução, controle e ordenamento de forças. A ele competem duas estratégias principais: a disciplina (que adestra o corpo e dociliza o indivíduo para otimizar suas forças) e a biopolítica (que entende o homem enquanto espécie e tenta gerir sua vida coletivamente). Nesse sentido, a vida passa a ser controlada de maneira integral, a partir da captura pelo poder, do próprio desejo do que dela se quer e se espera, e assim o conceito de biopoder se expande para o conceito de biopolítica. Há uma diluição dos limites entre o que somos e o que nos é imposto, à medida que o poder atinge níveis subjetivos passando a atuar na própria máquina cognitiva que define o que pensamos e queremos. Segundo Pelbart, “nunca o poder chegou tão longe e tão fundo no cerne da subjetividade e da própria vida, como nessa modalidade contemporânea do biopoder” [8], que podemos chamar de biopolítica." [9]

Sobre gentrificação

Sobre a gentrificação: Gentrificação, a fronteira e a reestruturação do espaço urbano, de Neil Smith

Sobre a dívida e o capitalismo cognitivo, rentista, criativo

Em entrevista Lazzarato fala sobre a dívida e a fabricação do homem endividado: "Empréstimo, crédito, credores, devedores, déficits, reembolso, taxa de endividamento, “pacto orçamentário”… A dívida está em toda parte, ela invadiu nossas vidas. Mas a dívida não é somente econômica, ela é antes de mais nada uma construção política. Ela não é uma consequência infeliz da crise: ela está no âmago do projeto neoliberal e permite reforçar o controle sobre os indivíduos e as sociedades. “ O reembolso da dívida é uma apropriação do tempo. E o tempo é a vida” ", explica o sociólogo e filósofo Maurizio Lazzarato autor de "A Fábrica do Homem Endividado" http://imediata.org/?p=2563

O comum como projeto político constituinte da multidão

1. Trecho do projeto de Estágio Pós-doutoral da pesquisadora Natacha RENA: "Esse contexto se deve ao fato do poder Imperial abarcar tudo aquilo que representaria o comum numa estratégia biopolítica, ou seja, expropriando as linguagens, símbolos, imagens, enfim, todos os meios compartilhados pelos indivíduos, através dos quais estes tornam-se capazes de se comunicar e de, assim, produzir algo em sociedade. Em tempos de capitalismo cognitivo, criativo e imaterial, a produção do comum baseia-se na colaboração e nos processos criativos e afetivos que incorporam todos os níveis da vida. Todo o tempo é produtivo e o comum que compartilhamos serve de base para a produção futura, numa relação expansiva. Para Hardt e Negri, atualmente essa relação entre a produção, a comunicação e o comum é a chave para entender toda atividade social e econômica própria do capitalismo pós-fordista. (HARDT & NEGRI, 2005, p:256-257) A ampliação desta acepção de biopolítica adotada por Hardt e Negri situam o conceito como algo que acontece plenamente na sociedade de controle, na qual o poder subsume toda a sociedade, suas relações sociais e penetra nas consciências e corpos. Mas a consequência disso é a explosão dos elementos previamente coordenados e mediados na qual as resistências deixam de ser marginais e tornam-se ativas no centro de uma sociedade que se abre em redes (HARDT & NEGRI, 2001, p:44). Isso significa que o poder desterritorializante que subsume toda sociedade ao capital, ao invés de unificar tudo, cria paradoxalmente um meio de pluralidade e singularização não domesticáveis, incontroláveis e incapturáveis. A multidão que se formou, contaminando e hibridando diversas pautas libertárias e progressistas, vem crescendo e tomando novas formas a cada dia. Para Pelbart (2003) ou para Hardt e Negri (2001, 2005, 2009, 2014), esta inversão de sentido do termo foucaultiano “biopolítica”, pode deixar de ser o “poder sobre a vida”, para tornar-se o “poder da vida”, o que poderíamos chamar também de biopolítica da multidão ou, segundo Pelbart (2003), biopotência. Assim, dentro deste sistema global enredado pelo Estado-capital, no qual nos deparamos com o Império, não deveria, de modo algum, segundo os Hardt e Negri (2001), nos deixar saudosos das antigas formas de dominação, porque esta transição para o Império e seus processos de globalização e mundialização conexionista, nos oferece novas possibilidades de redes insurgentes que possibilitam a ampliação das lutas pela libertação. Estas singularidades globais que vão surgindo como resistência ao neoliberalismo vêm tecendo uma nova forma de luta que envolve o que chamam de multidão. Para os pensadores estas forças criadoras da multidão que sustentam o Império são capazes também de constituir “um Contra-império, uma organização política alternativa de fluxos e intercâmbios globais. Os esforços para contestar e subverter o Império, e para construir uma alternativa real, terão lugar no próprio terreno imperial.” (HARDT & NEGRI, 2001, p:12-15) Os autores afirmam que é na metrópole que as novas configurações de resistência se configuram com maior intensidade, e em tempos de produção biopolítica nas quais as forças produtivas que movem o capitalismo pós-fordista, trabalhando principalmente com ideias, afetos e comunicação, não estão mais simplesmente concentradas nas fábricas, mas sim espalhadas por terreno social urbano, ou seja, por toda a metrópole, lugar privilegiado onde as múltiplas forças residem e interagem (HARDT & NEGRI, 2014). Em todo o mundo, mais visivelmente em alguns países que receberam esta grande investida do capitalismo Imperial como Espanha e Grécia, hoje podemos assistir ao estrago social e econômico destas políticas, que nada mais são do que formas de endividamento do Estado e do cidadão . Com a promessa de desenvolvimento, obras de infraestrutura, projetos para megaeventos, construção massiva de habitação, criaram com eficácia um exército humano endividado e quebraram os caixas do Estado. Estes movimentos insurgentes em todo o mundo, como o que ocorreu a partir do Parque Gezi na Turquia contra a construção de um shopping center em lugar de uma praça pública faz surgir uma multidão enfurecida que percebe, de maneira muito evidente, os mecanismos Imperiais do Estado-mercado que vem expropriando direitos garantidos constitucionalmente e transferindo os bens comuns e a produção do comum para o universo do privado. Mas estas insurgências já prefiguravam uma radicalização popular contra este Estado-capital globalizado desde Seattle, e alguns autores como Hardt e Negri, Lazzarato e Harvey, vêm traçando uma cartografia destas dinâmicas do novo capital, e também da rebeldia popular que insurge quando se retira radicalmente o bem estar social defendido como base constitucional de países democráticos. Dentro da própria lógica capitalista de produção coletiva, colaborativa e em rede, que é própria da lógica do capitalismo pós-fordista, surgem também novas formas de colaboração e de fazer-com que recusam os mecanismos representativos da democracia burguesa, mesmo quando sob as siglas de esquerda. Estas resistências assistem à expropriação do comum, desde os bens comuns como a água, as florestas, as praças e parques, ou até mesmo a expropriação da produção do comum em processos informais dos novos modos de vida que não cabem na lógica do Estado-capital. Para esta nova geração conectada em redes múltiplas que se superpõem globalmente, a democracia representativa não corresponde mais à produção dos desejos por mais direitos, ou por uma vida na qual não apenas se participa de processos eleitorais garantindo plenos-poderes aos governantes. A crise da representatividade abarca uma crescente necessidade por participação direta, por democracia real, por participação-decisão como palavras inseparáveis. Portanto, independente da crise do capitalismo global, assistimos ao surgimento de uma nova ontologia do precariado própria da multidão, configurada ao mesmo tempo: a) por um homem endividado (LAZZARATO, 2014 ou HARDT & NEGRI, 2014) complemente imerso no capitalismo financeiro, que tem a sua riqueza criativa expropriada constantemente pelo fluxo econômico; b) por um homem constituído pela lógica do fazer-junto, do fazer-com, criativa e colaborativamente. Para Negri (2010) esta multidão possui também um nome de singularidades não representáveis, que assim como um conceito de classe, é sempre produtiva e está sempre em movimento. A multidão seria então, um ator social ativo, uma multiplicidade que age; seria também o conceito de uma potência que desconfia da representação e em contraste com de povo, porque é uma multiplicidade singular, um universal concreto. O povo constituía um corpo social; a multidão, não, porque ela é a carne da vida e, ao contrário da pura espontaneidade, é como algo organizado num corpo sem órgãos, fora da organização do Aparelho de Estado, ou seja, é um ator ativo de auto-organização, nos introduzindo num mundo completamente novo, dentro de uma revolução que já está acontecendo. A multidão é para o autor, ao mesmo tempo, sujeito e produto da praxis coletiva, assim, como também, cada corpo é multitudinário, ou pode tornar-se uma multidão, formando redes e potencializando contaminações que desejam liberdade na coletividade. A multidão é um monstro híbrido, uma legião, e um projeto que se faz cruzando-se multidão com multidão, misturando corpos operando a mestiçagem e a hibridação, já que o próprio corpo é trabalho vivo e recusa, maquinicamente, a organização constante operada pelo sistema capitalista, portanto, expressão e cooperação, enfim, o poder constituinte da multidão é algo diferente, não é apenas uma exceção política, mas uma exceção histórica, é um produto de uma descontinuidade temporal, radical, metamorfose ontológica, ou seja, a multidão é um nome ontológico de produção de resistências ativas contra sobrevivência parasitárias que constituem a engrenagem da máquina capitalista contemporânea (NEGRI, 2010). A partir desta contextualização, para compreender as relações de força na sociedade contemporânea e realizar um diagnóstico mais próximo da realidade das lutas globais, seria preciso investir em um pensamento-ação, através da filosofia-práxis, que possa nos abrir um campo teórico mais complexo fora do universo da totalidade e que nos permita “entrar no mundo do pluralismo e da singularidade, onde as conjunções e as disjunções das entre as coisas são em cada momento contingentes, específicas e particulares e não remitam à nenhuma essência, substância ou estrutura profunda que as possam fundar” (LAZZARATO, 2006, p.19) Este pensamento-ação nos permite compreender-experimentar a realidade política atual a partir das relações exteriores, fora dos fundamentos, das raízes profundas, dos modelos arborescentes nos quais cada relação só expressa um dos aspectos de alguma coisa. Aqui uma escolha pela teoria pós-estruturalista da multiplicidade, que afasta as relações binárias para compreensão do mundo político, social e econômico, nos lança num campo de pensamento complexo e configurado em múltiplos platôs que se conectam transversalmente. Aponta-se para um pensamento da imanência, através do qual possamos constituir uma ontologia pluralista formada por singularidades que compõem as resistências ao Império neoliberal do capitalismo financeiro, que segundo Negri & Hardt, poderia ser chamado de processos multitudinários, construindo um projeto político de produção do comum. Hardt e Negri em um pequeno e precioso livro denominado Declaração, escrito após a jornada de acampadas que ocorreram por todo o mundo em 2011, dão continuidade ao projeto de mapeamento da multidão e nos ofertam uma sintética e potente análise dos processos revolucionários ressaltando que a estrutura rizomática multitudinária é coletiva e recusa toda forma de ordenação vertical, assim como, o processo biopolítico não se limita à reprodução do capital com uma nova relação social, mas sim, apresenta também o potencial de um processo autônomo que poderia destruir o capital e criar algo completamente novo. (HARDT & NEGRI, 2014)" (RENA, 2014)

Urbanismo Biopolítico e produção do comum pelos coletivos contemporâneos

"Nesses movimentos multitudinários globais, a política é uma ontologia plural: o pluralismo das lutas, que emergem das tradições divergentes e expressam objetivos diferentes, combina-se com a lógica cooperativa e federativa da assembleia para criar um modelo de democracia constituinte, em que essas diferenças são capazes de interagir e se conectar umas com as outras, formando uma composição compartilhada. Esta pluralidade de movimentos contra o capital global, contra a ditadura das finanças, contra os biopoderes que destroem o planeta, surgem em busca do acesso livre e compartilhado do comum e de sua autogestão; discutir, aprender, ensinar, estudar, comunicar-se e participar das ações: essas são algumas das formas de ativismo, constituindo o eixo central da produção de subjetividade numa ontologia plural da política que é colocada em prática por meio do encontro e da composição de subjetividades militantes. É no território metropolitano que estas lutas multitudinárias geram um contorno plural, singular e coletivo de forma espacial, ganhando visibilidade e forçando o Estado a repensar as formas burocráticas e pouco participativas que vêm imperando na construção dos planos via parcerias público-privadas. Ou seja, a produção do comum é o que já acontece no trabalho biopolítico imaterial do cotidiano, a metrópole é onde esta biopotência ativa da multidão ganha intensidade e dimensão, e portanto, a constituição do comum nos processos insurgentes contra o Estado-capital fazem crescer novas formas de vida que vão tornando-se desejo de uma ampla gama de jovens e minorias até então excluídas dos processos democráticos, tanto no Brasil quanto no mundo. Se desde Seattle, mas com muita intensidade, desde a crise econômica de 2008 nos EUA e na Europa, vivemos uma crescente revolta global conectada contra os processos de expropriação do comum em diversos níveis, experimentamos nestes últimos anos na Espanha (via Porta do Sol em 2011), em Istanbul (Parque Gezi) passando pela revolta em Gamonal (2013 na Espanha), pelo movimento Fica Ficus em BH (2013), pelo Ocupe Estelita em Recife (desde 2013), pelo Parque Cocó em Fortaleza (2013) ou pelo Parque Augusta em São Paulo (desde 2013), uma proliferação de lutas assumidas por uma multidão de singularidades e grupos artísticos, de ativistas, de arquitetos e urbanistas, advogados, moradores locais e vizinhos, pop de rua e comerciantes, muitos interessados em recuperar o debate político sobre a cidade e a construção do ambiente que pertence às suas vidas cotidianas. A construção da subjetividade via mecanismos oficiais do poder imperial (grandes mídias) já não convence mais a sociedade com tanta facilidade, e assistimos a uma ampliação dos campos de disputa pela construção do comum, seja nas ruas, seja nas redes. Não se trata somente do território verde dos parques e praças, mas também da exigência de função social para a propriedade e o direito de ir e vir via tarifa zero nos transportes, direito de morar. Pode-se detectar essa demanda nos movimentos pró habitação; a força política dos movimentos pela mobilidade; a força estética e afetiva dos movimentos de ocupas culturais. Sabemos que este é um movimento muito maior que possui relações com o fim do esplendor do capitalismo neoliberal e a chegada de um novo mundo biopotente, mundo no qual o poder sobre a vida é substituído pelo poder da vida. No caso da produção biopolítica na arquitetura e no urbanismo, vemos um movimento dentro do campo produtivo no qual coletivos que buscam a produção do comum urbano, principalmente na Espanha a partir de 2008. Segundo Domenico de Siena do UrbanoHumano (2012), as estruturas de tralho horizontais e abertas são um dos fatores que definem este movimento emergente. Frente ao modelo tradicional baseado em um estúdio formado por um ou mais sócios ou autores e colaboradores, que somente estão organizados entorno a uma estrutura de trabalho piramidal, estamos assistindo à criação de um modelo muito mais heterogêneo, caracterizado por sua horizontalidade. Encontramos nesta rede de coletivos de arquitetura e urbanismo espanhóis (mas também iberoamericanos) um conjunto de características multitudinárias que englobam também tecnopolíticas muito diferentes das envolvidas nos modos de produção da arquitetura espetacular ou neoliberal realizada vastamente na Espanha na década de 90 e na primeira década do Século XXI. Estes coletivos desenvolvem métodos de trabalho e compartilhamento de informação que são super dinâmicos e interativos entre si e também com quem frequenta as redes. Utilizam os blogs e fanpages como ferramentas de comunicação em uma ação tecnopolítica que fura os trâmites das revistas oficiais. Além disto interagem cotidianamente com comunidades nas quais estão realizando projetos coletivamente. Há uma inteligência coletiva e colaborativa que é bastante característica dos processos multitudinários apontados por Hardt e Negri. Há também uma lógica de urbanismo tático, que foge à lógica da produção estratégica capitalista. Criam modelos alternativos de trabalho e democratizam debates que envolvem a produção coletiva do espaço nas metrópoles." (RENA, 2014)

Sobre Tática e Estratégia

1. Trecho do artigo: RENA, Natacha. Cidade Inventada: táticas do cotidiano constituindo uma multidão de inventos. Belo Horizonte, 2002.

"Táticas, que sem lugar próprio, sem visão globalizante, cega e perspicaz como se finca no corpo a corpo sem distância, comandada pelos acasos do tempo e é determinada pela ausência de poder, diferente da estratégia, que é organizada pelo postulado de um poder (CERTEAU, 2003, p.101). Se, segundo Certeau, a estratégia postula um lugar como próprio e constrói uma base para gestão de suas relações com a exterioridade a tática só tem por lugar o do outro. Ela insinua, fragmentariamente, sem apreendê-lo por inteiro, sem poder retê-lo à distância. Não dispõe de base para capitalizar os seus proveitos. Pelo fato de seu não-lugar, a tática depende do tempo, vigília à espera da oportunidade.

Na tática a arte de dar o golpe é o senso da ocasião. A tática é a arte do fraco e este pode tirar partido de forças que lhe são estranhas. Espera de momentos oportunos onde combina elementos heterogêneos. As invenções táticas (edifícios, utensílios, roupas, móveis, sinalizações, etc) produzidas pelos habitantes das favelas, das ruas, dos locais desprovidos de status financeiro que possibilitam a compra de objetos de design, são costumeiramente consideradas marginais pelas autoridades do design e da arquitetura, e estão, quase sempre, excluídas das referências oficiais da cultura de um lugar. As engenhosidades, muitas vezes chamadas de gambiarras, construídas a partir da necessidade, não são planejadas, nem pesquisadas, nem aprovadas por normas, apenas desenvolveram táticas eficazes para sobrevivência numa situação onde a população é carente de recursos para adquirir produtos industrializados e novos, ou para construir casas projetadas e dentro das normas da cidade oficial.

Para Certeau, há no homem comum e anônimo um homem extremamente inventivo, considerado herói comum, caminhante inumerável que se difere dos nomes próprios, e produz num ambiente de cultura ordinária onde a ordem é exercida por uma arte de fazer. Há uma economia do dom, uma estética de lances, um estilo de invenções técnicas, uma ética da tenacidade. O autor parte do interesse, não pelos produtos culturais oferecidos no mercado dos bens, mas pelas operações de desvio dos produtos por uma prática inovadora dos seus usuários. Estas seriam maneiras ou modos de fazer diferentes que marcam socialmente o desvio operado em alguns produtos por uma prática, criações anônimas e perecíveis que surgem instantaneamente e não se capitalizam. Há nestas práticas uma inversão de perspectiva que desloca a atenção do consumo supostamente passivo dos produtos para a criação anônima que nasce da prática do desvio no uso destes." (RENA, 2001, s/p)

2. É importante falar sobre o falto Urbanismo Tático se pensarmos este conceito a partir de Michel de Certeau. É preciso mostrar que existem discursos que envolvem o conceito de Urbanismo Tático incorporado na lógica capitalista de gentrificação de territórios os preparando para o avanço do mercado imobiliário de luxo. Exemplificamos abaixo com textos, projetos e ações intitulados Urbanismo Tático falam de intervenções cidadãs em espaços públicos sem caracteriza-las como uma ação biopotente e com interesses em produção do comum, fora da lógica do estado ou do capital e principalmente, poucos falam da relação deste conceito "tático" em contraposição ao "estratégico" a partir de Certeau em seu livro intitulado "A invenção do cotidiano".

Urbanismo Tático Biopotente

Consideramos Urbanismo Tático nesta plataforma ações, intervenções e projetos que insurgem contra o projeto capitalista neoliberal de privatização das cidades. Portanto, abaixo alguns exemplos de Urbanismo Tático que praticam coletivamente e colaborativamente ações que insurgem contra o Estado-capital que vem tentando tornar as cidades grandes empresas. Considera-se que diversos movimentos sociais, culturais e ambientais vêm também utilizando o Urbanismo Tático para se manifestarem contra uma gestão dos espaços públicos baseados na lógica da cidade-empresa. http://issuu.com/laurasobral/docs/publicacaobatata-final-web

Domenico de Siena, que participou do Seminário realizado pelo Indisciplinar no VAC 2015 TECNOPOLÍTICAS, DEMOCRACIA E URBANISMO TÁTICO (http://blog.indisciplinar.com/tecnopoliticas-democracia-e-urbanismo-tatico/) fala sobre Urbanismo Tático: "é pensar processo ações e intervenções que geram espaços de oportunidade, debate, transformação e que oferecem oportunidade (mesmo que por tempo limitado) de experimentar como uma comunidade ou um grupo de pessoas podem colaborar para transformar um território, um bairro, uma rua ou um espaço público." nesta entrevista Domenico amplia esta discussão: https://www.youtube.com/watch?v=CLwQNlTnZWU Aqui a palestra que o pesquisador detalha o conceito teoricamente: + https://www.youtube.com/watch?v=5pG0g1T8_30

O Urbanismo Hipster não é tático, faz parte das táticas do urbanismo neoliberal estratégico

É preciso investigar melhor cada ação deste urbanismo intitulado de tático por autores que não discutem a segregação social e os processos de gentrificação. A maioria dos territórios nos quais os artistas jovens, brancos, de classe média alta atuam realizando intervenções autônomas com paletes, ocupando vagas de carros (utilizando um discurso a favor das bicicletas) com parklets e do plantio espontâneo de hortas coletivas, etc, tem um caráter que inclui a participação da vizinhança em processos de cuidado do seu próprio contexto local, mas deixam de fora os problemas gerados pela segregação social própria do capitalismo contemporâneo que atua principalmente através da dinâmica de valorização imobiliária. O hipster é considerado aquele cidadão de classe média diferente do yuppie que está envolvido com o mercado de trabalho das grandes coorporações, ganha muito dinheiro e consome num território limpo, branco, luminoso, com edifícios de vidro reflexivo, onde as marcas do passado do lugar não aparecem, apenas a "modernidade" acéptica de uma arquitetura minimalista. Já o jovem hipster é precarizado, possui gosto pelo velho e pela reciclagem seja de produtos jogados fora, seja pela histórica, sebos, lojas de antiguidades, cafés antigos cheios de bugigangas, música híbrida eletrônika com toques étnicos. São precarizados, autônomos, mas criam estilo próprio recuperando uma estética do passado, pré-hippie. Escolhem locais interessantes nas cidades para fazer seus coletivos, seus coworkings, galerias de arte com arte de rua, estúdios de design, em geral em áreas centrais com boa infraestrutura de transporte e de serviços. Criam bares alternativos e geram territórios apropriados para que as liberdades individuais sejam respeitadas, em geral, o universo LGBT atravessa o mundo hipster contemporâneo das grandes metrópoles. Em NY isto se inicia com artistas que ocupam o Soho, onde existiam muitos galpões vazios por causa da desindustrialização (desta área central), e ocupavam com casas coletivas e ateliers integrados como foi o caso da Factory de Andy Wahrol. Hoje o Soho é um dos lugares mais "chics" e "modernos" e valorizados de Nova Iorque. EM geral o processo de hipsterização prepara o território antigamente marginal, sujo e ocupado por traficantes, prostitutas, pixadores, mendigos, em lugares charmosos e interessante para que o mercado atue. Este processo de abandonar para depois enobrecer, segundo Neil Smith (ver seus textos e comentadores citados abaixo), também faz parte do processo de gentrificação (mesmo que gentrificação significa enobrecer, antes do enobrecimento é preciso deixar desvalorizar e em geral retira-se o policiamento para que este processo se acelere). Isto acontece em quase todas as metrópoles do mundo. Em Paris poderíamos dizer que foi o Marais um dos bairros nos quais o hipsterismo acentuou o processo de gentrificação. Em Amsterdã foi o Jordan. Em São Paulo a Avenida Augusta e o baixo centro. Em Belo Horizonte tentam fazer isto com a região central, mas os movimentos sociais e culturais organizados tem tentado evitar a todo custo. Por isto interessa compreender como o Urbanismo Tático pode ser realmente tático no sentido biopotente certeauniano e atuar no território evitando a gentrificação ao invés de acentua-la. Aqui um texto que mostra bem como este processo de gentrificação via hipsterização acontece. O urbanismo hipster é gentrificador e enobrece os territórios embranquecendo-os. Estas matérias abaixo deixam bastante claro o problema crescente da gentrificação hipster: NY: http://www.archdaily.com.br/br/758003/gentrificacao-os-perigos-da-economia-urbana-hipster Londres: http://magnet.xataka.com/en-diez-minutos/atacar-una-cafeteria-de-cereales-quiza-no-sea-el-mejor-modo-de-luchar-contra-la-gentrificacion

Sobre a gentrificação (Neil Smith): GENTRIFICAÇÃO, A FRONTEIRA E A REESTRUTURAÇÃO DO ESPAÇO URBANO de Neil Smith: http://citrus.uspnet.usp.br/geousp/ojs-2.2.4/index.php/geousp/article/viewArticle/268 http://www.emetropolis.net/index.php?option=com_content&view=article&id=19:o-contributo-de-neil-smith&catid=8

Sobre a Antropologia sobre os hipsters: Entrevista com Mark Greif, professor da New School University, autor do livro "What Was The Hipster?: A Sociological Investigation". "Os primeiros hipsters dos anos 2000 – as pessoas que sempre sabiam das tendências antes das outras, que criavam distinções para elas mesmas por sua contra-intuição, eram associadas a um tipo agressivo de movimento, uma espécie de racismo branco. Elas eram, para se ter uma idéia, até contra a internet. Isso acontecia porque, naquele momento, o estilo deles era algo que só poderia ser sabido se você fosse da elite, dentro desse seleto grupo de enobrecimento urbano, em Nova Iorque, Londres ou Cidade do México. No entanto, por meio das disseminações de imagens pela internet nos últimos dez anos, as características do “hipsterismo”foram democratizadas, de tal forma que ele não pode pertencer somente a uma elite; e uma vez que se torna democrático, muda de significado. A internet então modificou o significado do que é ser hipster." (…) "o hipster costuma resgatar culturas populares locais, não importa onde seja."(…) "Ser hipster depende de uma idéia que o seu gosto, na verdade, representa uma natureza interna aristocrática que o faz superior a outras pessoas." (…) sobre os hipsters pertencerem a uma Geração Y : "Mas com o hipster temos uma sensação de que é uma ironia sem compromisso com a oposição ou com o ser irônico. Isso permite que eles ganhem um aspecto de que não estão investindo em idéia nenhuma, de que não representam nada. É um costume típico das pessoas ricas do passado, mas agora, constituindo uma espécie de rebelião." in: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI241708-17770,00-HIPSTER+DESCUBRA+O+QUE+E+ANTES+QUE+ACABE.html [E por este motivo imaginamos que ser ordinário, ser normal, não parecer nada, nem hippie, nem hipster, faz parte de uma resistência ao hipsterianismo. Nem Yuppie, nem hipster, nem hippie. Como ser ordinariamente tático?]

Mark Greif, autor do texto "The Hipster in the Mirror" (2010), Educador e crítico cultural da New School University in New York City. https://en.wikipedia.org/wiki/Mark_Greif A partir da leitura de Bordieu, Greif salient que: "The power of Bourdieu’s statistics was to show how rigid and arbitrary the local conformities were. In American terms, he was like an updater of Thorstein Veblen, who gave us the idea of “conspicuous consumption.” College teachers and artists, unusual in believing that a beautiful photo could be made from a car crash, began to look conditioned to that taste, rather than sophisticated or deep. White-collar workers who defined themselves by their proclivity to eat only light foods — as opposed to farmworkers, who weren’t ashamed to treat themselves to “both cheese and a dessert” — seemed not more refined, but merely more conventional. Taste is not stable and peaceful, but a means of strategy and competition. Those superior in wealth use it to pretend they are superior in spirit. Groups closer in social class who yet draw their status from different sources use taste and its attainments to disdain one another and get a leg up. These conflicts for social dominance through culture are exactly what drive the dynamics within communities whose members are regarded as hipsters. Once you take the Bourdieuian view, you can see how hipster neighborhoods are crossroads where young people from different origins, all crammed together, jockey for social gain. One hipster subgroup’s strategy is to disparage others as “liberal arts college grads with too much time on their hands”; the attack is leveled at the children of the upper middle class who move to cities after college with hopes of working in the “creative professions.” These hipsters are instantly declassed, reservoired in abject internships and ignored in the urban hierarchy — but able to use college-taught skills of classification, collection and appreciation to generate a superior body of cultural “cool.” They, in turn, may malign the “trust fund hipsters.” This challenges the philistine wealthy who, possessed of money but not the nose for culture, convert real capital into “cultural capital” (Bourdieu’s most famous coinage), acquiring subculture as if it were ready-to-wear. (Think of Paris Hilton in her trucker hat.) Both groups, meanwhile, look down on the couch-­surfing, old-clothes-wearing hipsters who seem most authentic but are also often the most socially precarious — the lower-middle-class young, moving up through style, but with no backstop of parental culture or family capital. They are the bartenders and boutique clerks who wait on their well-to-do peers and wealthy tourists. Only on the basis of their cool clothes can they be “superior”: hipster knowledge compensates for economic immobility. All hipsters play at being the inventors or first adopters of novelties: pride comes from knowing, and deciding, what’s cool in advance of the rest of the world. Yet the habits of hatred and accusation are endemic to hipsters because they feel the weakness of everyone’s position — including their own. Proving that someone is trying desperately to boost himself instantly undoes him as an opponent. He’s a fake, while you are a natural aristocrat of taste. That’s why “He’s not for real, he’s just a hipster” is a potent insult among all the people identifiable as hipsters themselves. The attempt to analyze the hipster provokes such universal anxiety because it calls everyone’s bluff. And hipsters aren’t the only ones unnerved. Many of us try to justify our privileges by pretending that our superb tastes and intellect prove we deserve them, reflecting our inner superiority. Those below us economically, the reasoning goes, don’t appreciate what we do; similarly, they couldn’t fill our jobs, handle our wealth or survive our difficulties. Of course this is a terrible lie. And Bourdieu devoted his life to exposing it. Those who read him in effect become responsible to him — forced to admit a failure to examine our own lives, down to the seeming trivialities of clothes and distinction that, as Bourdieu revealed, also structure our world." (http://www.nytimes.com/2010/11/14/books/review/Greif-t.html?pagewanted=1&_r=0)

Abaixo alguns textos que tratam superficialmente do conceito urbanismo tático hipsterizado, despolitizado, sem inseri-lo dentro de uma discussão política e econômica mais ampla e sem questionar se os projetos dados como exemplo são dispositivos, por exemplo, de gentrificação de territórios de interesse do capital imobiliário. Em geral os defensores deste urbanismo tático hipster vão dizer que a discussão destes territórios não deve ser política! Que o debate sobre a pobreza e a segregação espacial não se relaciona com o que estão propondo e que atuar em movimentos contra-imperiais e anti-capitalistas é coisa ultrapassada. Costumam dizer que não há mais esquerda-direita, muito menos luta de classes, enfim, afirmam que esta dicotomia não existe e que agora o que importa é que o cidadão tenha autonomia perante o Estado. http://www.plataformaurbana.cl/archive/2011/05/25/tacticas-urbanas-1/ http://www.select.art.br/article/reportagens_e_artigos/urbanismo-tatico "Conceito “um protótipo de curto prazo que pode dotar de informações para o planejamento de longo prazo” sendo “construída a partir de grupos de pessoas empoderadas, ou seja, urbanismo cidadão” de forma a reconhecer “o valor das ações informais no espaço público e incorporar na forma de políticas públicas urbanas inclusivas de longo prazo”. (STEFFENS; VERGARA, 2013) “O urbanismo tático é uma abordagem voluntária de construção de cidade que apresenta as seguintes cinco características, algumas delas sobrepostas: (1) Uma abordagem voluntária e gradual para instigar a mudança; (2) Um processo de criação de ideias para os desafios do planejamento à escala local; (3) Um compromisso de curto-prazo e de expectativas realistas; (4) Uma atividade de baixo-risco com a possibilidade gerar recompensas elevadas; (5) E o desenvolvimento de capital social entre cidadãos e a construção de capacidade institucional entre as organizações públicas, privadas, não lucrativas e ONG’s e os seus membros.” (LYDON, 2012, p.1)" fonte: http://pt.slideshare.net/andreponto/urbanismo-ttico Esta revista denominada "Urbanismo Tático" cita Jaime Lerner, considerado hoje o arquiteto dos grandes projetos neoliberais no Brasil. Somente em Belo Horizonte, inúmeros projetos que ocupam a categoria Urbanismo Estratégico aqui nesta plataforma como a Operação Urbana Isidoro, ou o CSul, são de autoria deste arquiteto. http://issuu.com/streetplanscollaborative/docs/tactical_urbanism_vol._2-portuguesetítulo do link https://en.wikipedia.org/wiki/Tactical_urbanism http://www.archdaily.com.br/br/601293/urbanismo-tatico-em-san-diego-a-transformacao-de-um-estacionamento-em-parque

Muitos projetos e ações intitulados Urbanismo Tático falam de intervenções cidadãs em espaços públicos sem caracteriza-las como uma ação biopotente e com interesses em produção do comum, fora da lógica do estado ou do capital e principalmente, poucos falam da relação deste conceito "tático" em contraposição ao "estratégico" a partir de Certeau em seu livro intitulado "A invenção do cotidiano". Abaixo alguns textos que tratam superficialmente do conceito urbanismo tático sem inseri-lo dentro de uma discussão política e econômica mais ampla e sem questionar se os projetos dados como exemplo são dispositivos, por exemplo, de gentrificação de territórios de interesse do capital imobiliário.

http://www.plataformaurbana.cl/archive/2011/05/25/tacticas-urbanas-1/

http://www.select.art.br/article/reportagens_e_artigos/urbanismo-tatico

Para alguns o urbanismo tático é: "Conceito “um protótipo de curto prazo que pode dotar de informações para o planejamento de longo prazo” sendo “construída a partir de grupos de pessoas empoderadas, ou seja, urbanismo cidadão” de forma a reconhecer “o valor das ações informais no espaço público e incorporar na forma de políticas públicas urbanas inclusivas de longo prazo”. (STEFFENS; VERGARA, 2013) “O urbanismo tático é uma abordagem voluntária de construção de cidade que apresenta as seguintes cinco características, algumas delas sobrepostas: (1) Uma abordagem voluntária e gradual para instigar a mudança; (2) Um processo de criação de ideias para os desafios do planejamento à escala local; (3) Um compromisso de curto-prazo e de expectativas realistas; (4) Uma atividade de baixo-risco com a possibilidade gerar recompensas elevadas; (5) E o desenvolvimento de capital social entre cidadãos e a construção de capacidade institucional entre as organizações públicas, privadas, não lucrativas e ONG’s e os seus membros.” (LYDON, 2012, p.1)" fonte: http://pt.slideshare.net/andreponto/urbanismo-ttico Esta revista denominada "Urbanismo Tático" cita Jaime Lerner, considerado hoje o arquiteto dos grandes projetos neoliberais no Brasil. Somente em Belo Horizonte, inúmeros projetos que ocupam a categoria Urbanismo Estratégico aqui nesta plataforma como a Operação Urbana Isidoro, ou o CSul, são de autoria deste arquiteto.

http://issuu.com/streetplanscollaborative/docs/tactical_urbanism_vol._2-portuguesetítulo do link

Sobre as novas centralidades

Sobre Planejamento e Insurgência

1. Apostas retiradas do texto de Thiago Canettieri, 2013.

"Para além de toda intervenção urbana ser uma forma de dominação, destaca-se aquelas intervenções urbanísticas que são uma resposta ao movimento social organizado. Uma forma de exercer o controle. Assim, essa forma de controlar é recorrente na historiografia e refletida por diversos teóricos. A partir da ação, da tentativa popular, de romper esse biopoder, muitas respostas eram dadas no nível do urbanismo. Para citar alguns:

1) As “journées de juin” de Paris em 1848, movimentos populares que desafiaram o fechamento pelo governo dos Ateliers Natiounaux (espaços que distribuía empregos aos desempregados parisienses), em que a população revoltosa formou barricadas pelas cidades e transformou a pauta do emprego em uma construção mais geral de igualdade, foram sucedidas pelas grandes obras urbanísticas do Artista-Demolidor, o Barão de Haussmann que criou a concepção dos largos bulevares que ainda hoje encontram-se em Paris, destruindo assim a forma de relação que a população mais imediata a revolta de 1848 tinha com a cidade.

2) A intensificação das revoltas urbanas de Nova York, estimuladas pelas aprovações de leis trabalhistas pelo congresso, durante a década de 1850 que mobilizou disputa entre diversos grupos pelas ruas da cidade, foi sucedida pelo planejamento e construção do Central Park, finalizado em 1873.

3) A criação, em 1863 da Associação Geral dos Trabalhadores Alemães e também em 1875 do Partido Socialdemocrata Alemão coincidem o começo da legislação de planificação e regulação das cidades promulgada por Bismarck, de 2 de Julho de 1875;

4) Durante a grande depressão de 1929, devido ao crash da bolsa de valores que gerou milhares de desempregos nos Estados Unidos, deu lugar a uma proliferação de intervenções como soluções urbano-territoriais através do New Deal estadunidense;

5) O grande movimento estudantil e sindical em Maio de 68 em Paris, em que pautas da esquerda foram levantadas e observou-se uma grande união das pessoas em torno da defesa delas, o que permitiu um grande deslocamento entre intelectuais e operários, fortalecendo ambos os movimentos e, por consequência, o próprio Maio de 68, foi seguido por uma política pública de equilibrar a rede urbana francesa, criando novas cidades que foram destruídas durante a segunda guerra, política que ficou conhecida como villes nouvelles, permitindo que se descentraliza de Paris.

6) A geração da década perdida da américa latina, durante os anos 1980, vivenciando a experiência cotidiana entre fortes ditaduras e uma crise econômica generalizada na região com redução da produção industrial e do crescimento econômico como um todo, com perda de poder de compra da população e endividamento, a geração foi então ‘encontrada’ com grandes planejamentos urbanos-regionais.

7) As manifestações estudantis na Argentina entre 1980 e 1982 devido ao descontentamento com a situação social vivida no país, que inclusive teve força suficiente para impedir a presença do ditador numa solenidade, teve, sete anos mais tarde, o grande projeto de renovação e revitalização do Puerto Madero, hoje cartão postal de Buenos Aires.

8) As famosas L.A riots de 1992, em que a população negra, condenada a viver nos guetos das periferias se colocou positivamente nas ruas em protestos e ações diretas foi seguida do sagrado Urban Rebirth no início dos anos 2000 que requalificou o centro urbano da cidade.

9) A luta estudantil em Portugal, que denominou-os de Geração Rasca, em 1992 culmina com a grande EXPO-98 e suas obras de intervenções urbanas.

10) A crise europeia e situação de calamidade econômica da Grécia de 2008 que conduziu a uma série de protestos busca ser resolvida com uma lista de prioridades do fundo NSRF que envolvem investimentos em planejamento urbano.

O que esses eventos todos em comum é que revelam a forma de agir eficaz que o poder instaurado possui, agindo através das formas urbanas.

Pode-se, em termos do pós-estruturalismo de Negri e Hardt (2011), falar que os movimentos sociais estavam na busca de construir o comum. Tinham essa direção. Os diversos levantes populares citados anteriormente foram, de alguma forma, subversivos. Atacavam algum determinado ponto da estrutura sócio-política da realidade. Era necessário uma resposta por parte das classes dominantes.

O poder estatal aliado ao poder do capital, para garantir a própria sobrevivência da classe hegemônica é diametralmente oposto a esse processo. Pode-se falar assim que essas intervenções urbanas, tidas como respostas a ações sociais são, na verdade, uma “desocialization of the commons” (NEGRI, HARDT, 2011, p.258).

Mas, subvertendo essa lógica, aparece o papel da multidão. Considerando que o fenômeno da urbanização neoliberal se tornou uma necessidade do capitalismo e que as grandes obras de intervenção urbana são processos recorrentes e que, muitas vezes, são relacionados à interdições de direitos, o que se observa é um levante multitudinário contra essas grandes obras. Se antes era papel do planejamento urbano ser a resposta aos movimentos sociais, hoje os movimentos sociais são as respostas aos planejamentos “neoliberais” das cidades. Para citar alguns: 1) A população da África do Sul se levantou contra as grandes obras da Copa do Mundo da FIFA de 2010, em que priorizou-se a construção de grandes estádios, fadados à subutilização, em detrimento de uma série de necessidades básicas da população sul-africana. Uma série de protestos com pessoas na rua reivindicavam gastos com obras mais coerente com a realidade das pessoas e não pela necessidade do capital de ser reinvestido.

2) Na cidade de Burgos, norte da Espanha, observou-se um grande levante multitudinário em torno do bairro Gamonal, contra a construção de uma grande avenida. A população se opôs devido ao elevado custo de 8,5 milhões de euro e a construção conjunta de um estacionamento subterrâneo ao preço de quase 20.000 euros por vaga. A população nas ruas contra o empreendimento aumentou as pautas, englobando o direito à cidade e a construção da cidade para as pessoas, pelas pessoas e não para nem pelo o poder econômico.

3) Em Estocolmo, Suécia, observou-se uma série de levantes dos jovens das periferias, muito deles migrantes. Eles se colocavam ativamente contra o projeto de uma Estocolmo Sustentável, marketing que a cidade passou a adotar, uma vez que esse projeto representava apenas um verniz para o centro de Estocolmo. Suas residências e locais de trabalho, muitas vezes fora da área do projeto de sustentabilidade, continuavam sem aparecer nos planos do poder público e nem capital para ser investido nessas áreas.

4) O parque Gezi, em Istambul, Turquia, foi palco de mais uma luta multidunária ao longo do ano de 2013. Com o projeto, pensando exclusivamente pela ligação estado-capital, de criar um shopping na área do parque, deu-se inicio a uma acampamento no coração de Istambul em que foi pautado a democratização da cidade a construção de uma cidade para as pessoas. A polícia reprimiu violentamente os manifestantes, mas estes não se amedrontaram e, diversas vezes ainda vão às ruas. A multidão de Istambul conseguiu proteger o parque Gezi, que representa uma vitória da democracia e das pessoas contra o poder das classes dominantes.

5) No Brasil, em todas as cidades sede para a Copa do Mundo, mas destacando o município de Rio de Janeiro, desde o início das obras para o megaevento da FIFA e das Olimpíadas, tem-se observado uma série de interdições de direitos das populações. Milhares de famílias removidas de suas casas para dar lugar a estacionamentos, como foi o exemplo da favela do Metrô, próxima ao Maracanã. A população desde esses primeiros momentos explodiu numa onda de multidão em Junho de 2013 durante a realização da Copa das Confederações contra esse projeto de urbanismo.

6) Em Belo Horizonte, ao ser anunciada a megaoperação urbana Nova BH, que compreende aproximadamente 13% do território do município e que flexibiliza uma série de parâmetros urbanísticos criando um cenário interessante ao investimento do capital imobiliário, com uma série de violações de direitos, falta de diálogo e sem participação democrática da população e ainda um horizonte de privatização de uma série de serviços urbanos, a população se organizou em torno dessa pauta para lutar por uma cidade em que esse tipo de projeto, que prioriza interesses privados do grande capital, não se efetive.

7) Em Hamburgo, durante 2013 ocorreu uma série de protestos multitudinários contra o planejamento urbano que ia ser imposto na cidade. A população anseia maior participação nas decisões dos rumos da cidade em que vivem, mas muitas das vezes, o interesse popular caminha de forma separada da necessidade colocada pelo capital, que precisa de ser reinvestido e acumulado em escalas sempre maiores.

8) Situação semelhante ocorreu na França, na cidade de Nance durante fevereiro de 2014. Os protestos marcados com confrontos contra a polícia são contra uma grande obra de infra-estrutura, a construção do aeroporto Notre-Dame-des-Landes. As pautas são semelhantes, a multidão que saiu as ruas de Nance se coloca contra a construção de projetos desnecessários para as pessoas, mas imperativos para o capital sobreacumulado. Nas placas de Nance podia-se ler: “Nem Metrópole, nem aeroporto. A cidade é nossa”.

Esses levantes multitudinários seguem um padrão mais ou menos semelhante. Em um primeiro momento se tem ações diretas e os “ocupas” que pautam esse momento de que o levante representa a resistência ativa. Em geral, essas manifestações são duramente repreendidas pela ação conjunta do estado-capital. Esse momento deve ser entendido como resistência reativa (que reage à uma primeira: a multidão). Desse processo, constroem-se um fenômeno de democracia radical, uma forma paralela de organização social baseada no empoderamento do cidadão, que se insere na vida política da cidade." (CANETTIERI, Thiago. 2013)


Mais infos da Plataforma: Mapa territorializado: https://urbanismobiopolitico.crowdmap.com Blog: www.urbanismobiopolítico.com


Sobre Crise e Dívida

Sobre crise capitalista https://www.youtube.com/watch?v=mHb6d7irAIQ https://www.youtube.com/watch?v=gzwYpJFCIcs


Arquitetura, Urbanismo e Crise https://www.youtube.com/watch?v=wkRYF5k3Prw https://www.youtube.com/watch?v=x9KhyEjDMR0 https://www.youtube.com/watch?v=_2rmzbgX6iI


Crise Espanhola

"El Tsunami urbanizador español y mundial" de Ramón Fernández Durán http://www.nodo50.org/ramonfd/tsunami_urbanizador.pdf

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Urbanismo
  2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Urbanismo
  3. AGACHE, 1930a: 9
  4. STUCKENBRUCK, Denise Cabral (1996): O Rio de Janeiro em questão: o plano Agache e o ideário reformista dos anos 20, Rio de Janeiro: IPPUR / URFJ-FASE
  5. RENA, 2015: http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6075&secao=470
  6. HARDT; NEGRI, 2009: p.255-256
  7. HARVEY, 2012, p:12-13
  8. PELBART, 2003, p:58
  9. RENA, 2014